Trabalhos no Horto Municipal e canteiros da cidade

O Horto Municipal de Guabiju, localizado em anexo ao Parque de Rodeios é um espaço destinado ao cultivo e evolução de plantas. Diversas espécies são acompanhadas desde a semente até o replantio em canteiros e ambientes da cidade. O projeto tem como um dos objetivos embelezar as ruas do município e conta com o apoio da EMATER.

Neste mês, há mudas de flores para distribuição (Petúnia, Rabo de Galo e Sálvia). Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo fone 3272-1266. O Horto fica aberto para visitação durante toda a semana.

São cultivadas também mudas de flores como Chitinha, Viola Tricolor (Amor-Perfeito) e Boca de Leão (não disponíveis para distribuição). Plantas nativas como Guabiju, Butiá, Cinamomo, Magnólia, Guamirim, Sete-Capotes, Uva-do-Japão, Angico, Buriti, Pitanga, Uvaia, Butiá, Banana do Mato, Carvalho Europeu, Cerejeira, Ipê, Araticum, Fruta-do-Conde, entre outras.

Produtores recebem incentivo para viagens e busca por novas informações

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a EMATER, tem proporcionado parcerias e viagens para aproximar os produtores da tecnologia e dos novos sistemas de trabalho.

Em uma destas oportunidades, foi realizada uma excursão para O Dia de Campo sobre Fruticultura, no município de Veranópolis. O evento reuniu produtores de toda a região e teve como tema as boas práticas na fruticultura. Manejo de solo, monitoramento da mosca da fruta, abrigo seguro, agrotóxicos e sistemas de rastreabilidade de frutas e verduras foram alguns dos assuntos da parte da manhã. No turno da tarde aconteceu uma oficina sobre orquídeas e a saúde do trabalhador.

Exposição de máquinas, mudas frutíferas, artesanato e agroindústria também foram atrativos que contribuíram para o preenchimento das atividades, do dia 12 de setembro.

Além desta oportunidade, houve uma viagem para a Expointer. Esta em parceria com o Sindicato do Trabalhadores Rurais, realizada no dia 31 de agosto.
Fotos e textos: APMG