GuabijuO nome do município tem origem de um fruto silvestre comum em toda a região. Possui, aproximadamente, 1.745 habitantes, dos quais 70% vivem na zona rural e 30% na zona urbana.
Sua área territorial é de 147 km e situa-se a 230 km da capital na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul do Brasil, na América Latina.
Guabiju pertence à Microrregião Colonial do Alto Taquari com altitude de 750 m. O clima é temperamento médio de 21,6 C.
Quanto ao relevo, em decorrência de sua submersão rápida em direção ao solo, faz com que a maior parte seja viável à agricultura e à pecuária,permitindo quais as culturas em sua grande maioria sejam mecanizadas. Cerca de 80% da área é ondulada, 2% plana e 18% montanhosa e limita-se:
Norte: São Jorge
Leste: Lagoa Vermelha e André da Rocha
Sul: Nova Prata e Nova Araçá
Oeste: Nova Araçá e Paraí
         

      Guabiju também possui uma grande área de assentamento com 350 há de terra ocupadas por trabalhadores  que vieram da fazenda Anoni, Ronda Alta, em 1992.     
        A religiãopredominante é a católica, sendo que recentemente surgiram adeptos à ReligiãoAssembléia de Deus.
        A Paróquia éatendida pelo padre Benício Tamanini do município vizinho de São Jorge. Écomposta de oito capelas (todas com igreja) e a sede do município com a IgrejaMatriz São Pedro.
        Como festividades importantes do município podemos citar: A Festa do Padroeiro SãoPedro, realizada no mês de junho; a Festa de Nossa Senhora Aparecida, emhomenagem aos motoristas realizada no mês de outubro; o Rodeio CriouloMunicipal realizado pelo CTG Querência de São Pedro, no mês de dezembro. OEncontro Municipal da 3ª Idade, que se realiza em dezembro, jogos municipais deintegração e todas as festividades da Semana do Município que acontece em dezembro. Tambémdevemos citar as festas religiosas realizadas nas capelas do município emhomenagem aos santos padroeiros, que são cheias de diversões populares. Aclasse social predominante no município é a classe média-baixa, sendo que arenda mensal média no geral é de um salário mínimo.
 


        O nível sócio-cultural é baixo, a maioria da população adulta apresenta graus de estudo inferior a 5ª série do Ensino Fundamental. Dentre as pessoas que possuem nível superior o maior índice é de professores. O índice de analfabetismo no município é praticamente 0%, devido ao fácil acesso das crianças às escolas.