GuabijuO nome do município tem origem de um fruto silvestre comum em toda a região. Possui, aproximadamente, 1.745 habitantes, dos quais 70% vivem na zona rural e 30% na zona urbana.
Sua área territorial é de 147 km e situa-se a 230 km da capital na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul do Brasil, na América Latina.
Guabiju pertence à Microrregião Colonial do Alto Taquari com altitude de 750 m. O clima é temperamento médio de 21,6 C.
Quanto ao relevo, em decorrência de sua submersão rápida em direção ao solo, faz com que a maior parte seja viável à agricultura e à pecuária,permitindo quais as culturas em sua grande maioria sejam mecanizadas. Cerca de 80% da área é ondulada, 2% plana e 18% montanhosa e limita-se:
Norte: São Jorge
Leste: Lagoa Vermelha e André da Rocha
Sul: Nova Prata e Nova Araçá
Oeste: Nova Araçá e Paraí
         

      Guabiju também possui uma grande área de assentamento com 350 há de terra ocupadas por trabalhadores  que vieram da fazenda Anoni, Ronda Alta, em 1992.     
        A religiãopredominante é a católica, sendo que recentemente surgiram adeptos à ReligiãoAssembléia de Deus.
        A Paróquia éatendida pelo padre Benício Tamanini do município vizinho de São Jorge. Écomposta de oito capelas (todas com igreja) e a sede do município com a IgrejaMatriz São Pedro.
        Como festividades importantes do município podemos citar: A Festa do Padroeiro SãoPedro, realizada no mês de junho; a Festa de Nossa Senhora Aparecida, emhomenagem aos motoristas realizada no mês de outubro; o Rodeio CriouloMunicipal realizado pelo CTG Querência de São Pedro, no mês de dezembro. OEncontro Municipal da 3ª Idade, que se realiza em dezembro, jogos municipais deintegração e todas as festividades da Semana do Município que acontece em dezembro. Tambémdevemos citar as festas religiosas realizadas nas capelas do município emhomenagem aos santos padroeiros, que são cheias de diversões populares. Aclasse social predominante no município é a classe média-baixa, sendo que arenda mensal média no geral é de um salário mínimo.
 


        O nível sócio-cultural é baixo, a maioria da população adulta apresenta graus de estudo inferior a 5ª série do Ensino Fundamental. Dentre as pessoas que possuem nível superior o maior índice é de professores. O índice de analfabetismo no município é praticamente 0%, devido ao fácil acesso das crianças às escolas.

Programas na área da Assistência Social foram criados pelo poder Público desde o ano de 1988, primeira administração, que vem melhorando no decorrer das administrações, são eles:
Creche e Manutenção: toda criança tem direito ao acesso, inclusive, crianças do meio rural.
Patrulha do Verde: desenvolve trabalhos diários junto ao viveiro municipal, com técnico agrícola, nas praças e ruas da cidade, muito importante para a formação do senso de responsabilidade e a consciência ecológica dos nossos jovens.
Projeto Conviver: desenvolvido com aproximadamente 60 idosos que tem por objetivo principal a redescoberta de potencial da 3ª idade, através de atividades recreativas, culturais, intelectuais, físicas, em benefício a eles próprios e ao restante da população.
        A agricultura e a pecuária desempenham um papel fundamental na economia do município de Guabiju, de um modo geral, pratica-se a policultura, com cada família plantando um pouco de tudo. No entanto, em decorrência de cada família possuir em média uma área de aproximadamente 20 a 70 há, as mesmas se dedicam àquela cultura de melhor produção de acordo com a época. Os produtos mais cultivados são milho, soja, batata, fumo pipoca e outros.
        A pecuária ocupa um lugar de destaque no município, tanto pelo que significa para a economia quanto pelo que representa para as tradições culturais. No município são criados bovinos, ovinos, suínos, peixes, aves, etc. Há uma larga escala de gado de corte, confinamentos. Também é feito um melhoramento das raças, através da importação das matrizes e de cruzamentos, bem como da comercialização de matriz pura produzida na área. A produção de leite é muito grande, tendo o Guabiju uma das melhores bacias leiteiras da região possuindo um posto de recolhimento Elegê.
        As indústrias do município são de pequeno porte, as mais características são: reciclagem de plásticos, beneficiamento de basalto, indústria de sabão e detergente, confecção de calçados, de móveis, costura manual e bolas feitas por mão-de-obra quase que exclusivamente feminina em suas próprias residências. O setor que mais emprega é o setor público. (Prefeitura Municipal) com cerca de 90 funcionários.
      O comércio é bastante diversificado, compreendendo lojas de vestuário, supermercado, loja de eletrodomésticos, materiais de construção, produtos agrícolas, veterinários, padarias e outros.
        A divisão política do Município de Guabiju é a seguinte: Sede do Município, que é a cidade de Guabiju e mais oito comunidades do interior, que são:

* Santo Antônio
* São Francisco
* Monte Bérico
* Boa Vista
* Água Branca
* Morro Seco
* Jucão
* São João

        Desde a data em que foi emancipada, em 09 de dezembro de 1987, até a posse do novo prefeito, Guabiju ficou a mercê do município-mãe, que era Nova Prata, sendo que nos meados do ano de 1989, Guabiju recebeu, por transferência os professores, da rede municipal e as telefonistas passando então a dar atendimento e manutenção ás escolas.
    

         A primeira eleição realizada no município foi em 15 de novembro de 1988.

Primeiro Prefeito: Rachid José Elias Ghiggi
Segu
ndo Prefeito: Oscar Dalla Palma
Tercei
ro Prefeito: Vitor Luiz Conte
Quarto Prefeito: Rachid José Elias Ghiggi

Quinto Prefeito: Rachid José Elias Ghiggi
Sexto Prefeito: Braulio Marcos Garda



O poder judiciário pertence a Comarca de Nova Prata. Fazendo uma análise dos aspectos políticos do nosso município, mais precisamente no que se refere à prática da política especialmente partidária, o grupo constatou que a rivalidade e as intrigas se desencadeiam desde a primeira administração até os dias atuais.
         No setor educacional, Guabiju tem atualmente um Colégio Estadual (Colégio Estadual José Chiochetta) com Ensino Médio, Ensino Fundamental e Ensino Superior Modalidade Ensino à Distância atendendo aproximadamente 281 alunos, localizado na sede do município. Oito escolas municipais, sendo que dessas somente duas estão em funcionamento nas comunidades da zona rural e atendem, em média, 74 alunos ao todo e uma na zona urbana. Uma Escola de Educação Infantil (E.M.E.I. Mundo da Fantasia), atendendo crianças da zona urbana e rural de zero a cinco anos de idade, com aproximadamente 55 crianças.
         Na área da saúde, há um hospital, dois gabinetes odontológicos, unidade sanitária, clínicos gerais, atendendo a demanda municipal.       

Principais entidades do município:
    * CTG Querência de São Pedro
    * Brigada Militar
    * EMATER
    * Clube de Mães
    * Grupo de Jovens
    * Sindicato dos Trabalhadores Rurais
    * Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Guabijuense
    * Agência dos Correios
    * Posto do Banco Banrisul
    * Agência do Banco Sicredi
    * Paróquia São Pedro