Secretaria de Saúde promove palestra sobre prevenção de dependência química

Com o objetivo de alertar e conscientizar os jovens e famílias do município, a Secretaria de Saúde e Assistência Social, realizou na noite de segunda-feira (03-12), na Ophicina Pub, uma palestra sobre prevenção de dependência química.

O palestrante Kléber, foi dependente químico durante muitos anos. Assim, através de diálogo e apresentações de imagens, ele pôde relatar experiências próprias com as drogas.

Estiveram presentes alunos e professores do Colégio Estadual José Chiochetta, secretários, o Prefeito Diego Vendramin e comunidade em geral.

Fotos e texto: APMG

Colégio Estadual José Chiochetta recebe equipe de saúde em Projeto de Saúde Dentária

Cuidados com os dentes. Foi com este objetivo que os alunos do Colégio Estadual José Chiochetta de Guabiju, desenvolveram durante todo o ano, atividades de saúde dentária. As orientações aconteceram uma vez por mês, com aplicação de flúor e acompanhamentos realizados pela Dentista Doroti Mortari Dalla Palma.

O objetivo do projeto é orientar os alunos sobre como manter uma boa higiene bucal, prevenção de cáries e como manter os dentes limpos e saudáveis.

Assim, na quinta-feira (22-11), cada aluno recebeu da Secretaria de Saúde, um Kit de Higiene Bucal. A entrega foi realizada pela Dentista e pelo Secretário Daltro José Telles.

Texto e fotos: APMG

Atividades do Novembro Azul encerram com Torneio de Bisca

Na quarta-feira (28-11), a equipe Estratégia de Saúde Familiar de Guabiju, realizou o Torneio de Bisca, que encerrou as atividades do mês Novembro Azul.

O evento aconteceu na Ophicina Pub, e contou com cerca de 30 duplas inscritas.

Confira quem foram os ganhadores:
1° Lugar: Aldir Antoniolli e Idoneu Antoniolli
2° Lugar: Pedro Cechini e Vany Oscar Coser
3° Lugar: Agenor Frosi e Sergio Furlani

Estratégia de Saúde Familiar de Guabiju, realiza atividades do Mês Novembro Azul

Durante todo o dia 21 de Novembro, a equipe de Estratégia de Saúde Familiar de Guabiju, esteve na Praça Raul Chiochetta, com a Barraca da Saúde, prestando diversos serviços à comunidade. Os principais trabalhos realizados foram os exames PSA para Homens de 50 anos ou mais, Pressão Arterial, Diabetes, Orientação Nutricional, além de Atividades Físicas.

Cerca de 120 exames foram realizados, gratuitamente. Também houve inscrições para o Torneio de Bisca de Dupla Masculina, que será realizado no segundo dia de programações, 28/11.

No turno da tarde, o Médico Clínico Geral do Município, Fernando Mocellin Dambros, ministrou uma palestra, na Ophicina Pub. Aproximadamente 180 pessoas estiveram presentes para tirar dúvidas sobre prevenções e tratamento do Câncer de Próstata, que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Para o Secretário de Saúde Daltro José Telles, ações como esta trazem resultados positivos, pois garantem a qualidade no atendimento aos munícipes, além de contribuírem para pôr em prática projetos que possam, a cada dia, melhorar a qualidade de vida da população.

O segundo dia de atividades será em 28/11, Quarta-feira, na Barraca da Saúde, na Praça Raul Chiochetta. A partir das 13h30min terá o início do Torneio de Bisca (premiação até o 3º colocado) e após haverá o encerramento.

Em caso de mau tempo, as programações serão transferidas para a Ophicina Pub.

Fotos e Texto APMG