CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA E ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

As emergências médicas, clínicas ou traumáticas, são situações que podem ocorrer em ambientes diversos, perpassando desde os domicílios, as ruas até aos ambientes de trabalho. Entretanto, exigem atuação de profissionais de saúde ou leigos capacitados, pois o tempo é fator crucial, e em alguns casos, um minuto de atraso na prestação do socorro pode resultar na morte de uma pessoa, a qual teria condições reais de sobrevida ao incidente.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Educação e Formação em Saúde promoveu no Colégio Estadual José, entre os dias 28 e 31 de março, o CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA E ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR. Ao todo, 17 funcionários participaram do curso, que envolveu avaliação da cena, abordagem do paciente, verificação da consciência, controle de hemorragia massiva, vias aéreas, respiração, curativos e bandagens, choque, status neurológicos, fraturas e imobilizações, rolamentos e colocação em prancha

O Curso foi realizado em 4 encontros, com carga horária total de 30h e ministrado pelo médico/professor aposentado da UFSC, Wilson Pacheco.